Site pronto é aqui!

Como o Update Mobile do Google de 21 de abril afeta as pesquisas de sites que não possuem versão para dispositivos móveis.

Como o Update Mobile do Google de 21 de abril afeta as pesquisas de sites que não possuem versão para dispositivos móveis.

Como é normal no mercado de Marketing Digital, existem sempre informações que acabam sendo completamente distorcidas. Assim, com o intuito de clarificar muita dessa desinformação, quero deixar aqui algumas respostas às perguntas mais frequentes:

google-mobile-friendly-faq-720x455

1. O que o update vai afetar na busca? Mapas? Imagens?
O update irá afetar somente os clássicos 10 links azuis. Nada mais.

2. Sites responsivos têm algum tipo de tratamento especial sobre outros modelos amigáveis para mobile?
Não. Sites responsivos não têm benefícios sobre app-indexing, sites adaptativos mobile ou mobile dynamic serving na classificação do Google.

3. Para que tipo de pesquisas o meu site irá ser afetado?
Apenas para pesquisas que não estejam relacionadas com a marca. Por exemplo, se a sua marca se chama apis3 e ela aparece para as duas pesquisas [marketing digital] e [marketing digital apis3] nos resultados mobile, após o dia 21, se o seu site não estiver pronto, ele deixará de aparecer para a pesquisa que não inclui o nome da marca — APENAS para pesquisas mobile.

4. O update irá afetar sites inteiros ou páginas individuais?
O update irá afetar URLs individuais, ou seja, se um site tem três páginas e apenas uma delas não é mobile friendly, as outras duas não serão afetadas.

5. Sites que não sejam mobile-friendly, mas que tenham ativado o app indexing serão afetados?
Não, mas apenas para usuários logados e com o aplicativo instalado.

6. Pesquisas em tablets também serão afetadas?
Não. O Google não classifica Tablets como dispositivos móveis, a mudança irá ocorrer apenas para buscas em Smartphones.

7. Onde eu posso ver se o meu site está preparado para esse update mobile?
O Google disponibilizou a uma ferramenta Mobile-Friendly test. Existe também uma secção dedicada a usabilidade mobile nas Ferramentas do Google para Webmasters.

8. Recursos externos como botões de Facebook, Twitter, Google+, Google Analytics, etc.. Normalmente estão bloqueados no arquivo robots.txt dos respectivos domínios. Isso pode afetar a indexação das páginas onde esses botões foram colocados?
Não. O Google sabe que existem muitos elementos que dependem de recursos externos, que por sua estão fora do alcance do webmaster, isso é levado em consideração. Isso é algo que não irá afetar negativamente.

9. Se eu lançar o meu site mobile-friendly no dia 21 de Abril, conseguirei escapar desse update?
A não ser que o Google rastreie e processe exclusivamente o seu site no dia 21, não!
Certifique-se que, entre o dia de lançamento da versão mobile-friendly do seu site e o dia 21 de Abril, existe tempo suficiente para que o Google consiga rastrear e analisar o seu site. Após o dia do lançamento, URLs individuais de sites serão avaliadas à medida que forem rastreadas e analisadas.

10. O Google vai fazer um índice separado para Mobile?
De acordo com algumas fontes sim.
Já existiu no passado um índice separado para Celulares, que foi desativado naturalmente devido ao desaparecimento desse tipo de aparelhos.

Algumas recomendações mobile

  1. Certifique-se que não está bloqueando arquivos CSS e JS necessários para a renderização parcial ou total do site;
  2. Livre-se rapidamente de páginas intersticiais para baixar aplicativos ou assinar mailing lists;

Matéria by: Pedro Dias